Porque permite valorizar estes resíduos, evitando a sua deposição em aterro, diminuindo-se a poluição e reduzindo as emissões de CO2. O resultado da valorização é o composto, um fertilizante natural que irá enriquecer os solos do Algarve.
A mistura de resíduos obriga a Câmara Municipal de Lagoa a ter mais despesa, com a deposição em aterro sanitário. Sem uma correta separação não há valorização e aumenta a tarifa a pagar pelos municípes.
Cascas de vegetais e frutas, restos de alimentos e cascas de ovos, pequenas quantidades de alimentos cozinhados, restos de pão e de bolos, saquetas ou folhas de chá e borras de café, guardanapos e papel de cozinha já utilizados.
Não pode colocar plásticos, metal, loiças de cerâmica, copos, talheres ou pratos, caricas e rolhas, papéis impressos e alumínio, têxteis, lâmpadas e medicamentos, resíduos líquidos como sopas, óleo e lacticínios, fraldas, toalhetes e produtos de higiene, Não coloque beatas de cigarros nem excrementos de animais e areia de gatos.
Os resíduos devem ser depositados preferencialmente diretamente no seu balde (sem saco). O balde pode depois ser lavado facilmente. Se considera que lhe é mais vantajoso, pode utilizar sacos biodegradáveis.
As aparas de relva, plantas, folhas secas e galhos muito pequenos (partidos em pedaços), são biodegradáveis e podem ser depositados no contentor. Mas se necessitar de recolha para grandes quantidades, deverá contactar o serviço específico de recolha do Município.
Ao decomporem-se e com o calor, os resíduos libertam odores, especialmente os restos de peixe, marisco e carne. Por isso, os baldes fornecidos têm arejamento na tampa, reduzindo os cheiros. Sugerimos que a deposição no contentor de biorresíduos ou compostor seja frequente, diminuindo assim o tempo que mantém os biorresíduos nos baldes para 2 a 4 dias.
Pode verificar se é abrangido pelo projeto aqui.
Se residir na área abrangida, bastará inscrever-se no programa que se enquadra melhor ás suas necessidades e dimensões.
Recolha de Proximidade
Horeca
Compostagem