Como é feita a recolha?
O projeto LAGOA VALORIZA + RECOLHA SELETIVA DE PROXIMIDADE, vai promover a recolha seletiva dos biorresíduos, provenientes das habitações existentes no concelho, em contentores específicos colocados na via pública, junto das ilhas ecológicas instaladas no concelho de Lagoa.
Cerca de 40% dos resíduos que produzimos nas nossas habitações, são biorresíduos, a maior parte dos quais resíduos alimentares. A correta separação na origem permite a sua valorização e transformação em composto. Este fertilizante natural facilita a produção de alimentos mais saudáveis, com mais sabor e que acrescentarão valor ao nosso município. Para este efeito, será distribuído, de forma gratuita, 1 balde de 10 litros de capacidade a cada alojamento residencial do concelho.
A separação dos biorresíduos contribui para a economia circular. Diminuem-se os resíduos em aterro e as respetivas emissões de CO2.
Vídeo explicativo
Como devo proceder?
1.
Separe corretamente os biorresíduos na sua cozinha, colocando-os no balde de apoio.
2.
De seguida, deposite-os no contentor de biorresíduos mais próximo de si.
Flyer Recolha de Proximidade
Se quiser saber como funciona o programa de Recolha de Proximidade e como pode fazer parte do projeto, poderá ler no nosso flyer.
Descarregar flyer